Truques e astúcias : Você acha que sabe se comportar numa mesa, mas quando chega um garfo diferente nem sabe para onde se virar? Você comete gafes como estas?

Você acha que sabe se comportar numa mesa, mas quando chega um garfo diferente nem sabe para onde se virar? Você comete gafes como estas?

Estas 23 regras de etiqueta vão fazer com que você nunca fique mal na mesa..

Publicado por Truques & Dicas em Truques e astúcias
Partilhar no Facebook
753 753 Partilhas

Você acha que sabe se comportar numa mesa, mas quando chega um garfo diferente nem sabe para onde se virar? Você comete gafes como estas?

Muita coisa na dita etiqueta é irrelevante, mas tem algumas coisas essenciais que todos precisam seguir, pois não é apenas sinal de educação, mas principalmente, de respeito e higiene.

É sempre bom ensinar boas maneiras para pessoas que não entendem de maneira nenhuma o que é ser educado em um ambiente formal. Então vamos lá aprender o que é necessário?

24 dicas que você deve seguir:

1. Não coloque em hipótese alguma os cotovelos sobre a mesa

Muitas pessoas não ligam para essa regra, mas ela é muito importante, ela demarca seu espaço na mesa e te obriga a ser educado e não invadir o espaço do outro, muito menos parecer desleixado.

2. Use adequadamente os talheres

3. Não vá cortando todo o alimento de uma vez, isso é muito feio, corte apenas o pedaço que for levar a boca, e naturalmente, é o garfo que vi até a sua boca, não a sua boca que desce até o garfo. Use o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita do início ao fim. Segure os talheres com os dedos e não com a palma da mão fechada – para parecer natural, senão nos dá a impressão de que você está com medo de derrubar a comida.

4. Não precisa ficar segurando a faca o tempo todo. Quando não estiver usando a faca, apoie-a sobre a borda superior do prato, deixando-a levemente inclinada para baixo e a parte do fio/serra dentro do prato.

5. Não segure o garfo o tempo todo. Você pode soltar quando for usar o guardanapo ou até quando estiver mastigando. Se você já começou a comer, e os talheres já estão sujos, não os deixe sobre a mesa de jeito nenhum.

6. Por fim, quando acabar a refeição, posicione os talheres um ao lado do outro, com o garfo à esquerda e a faca (com a serra voltada para dentro) à direita. Os cabos dos talheres devem estar voltados para você ou levemente para a direita.

7. Mastigue com a boca fechada e sem fazer barulho com os dentes 

Todos deveriam já nascer sabendo isso, mas o fato é que muitas pessoas ainda mastigam de boca aberta e falam com a boca cheia. Um nojo.

8. Mantenha a coluna ereta.

O fato é que todas as pessoas que não são atentas a postura, quando sentam, logo depois de um tempo já estão parecendo que se jogaram na cadeira. Isso é muito deselegante.

9. O guardanapo de tecido deve ficar no colo

Tente usá-lo sempre, não deixe acontecer de ficar com o canto da boca sujo, isso é terrível. Alguém te avisar que está com o queijo com molho então, é o fim. A primeira coisa a ser feita é desdobrar o guardanapo. Se ele for muito grande, dobre ao meio. Se for pequeno, deixe-o todo aberto. Feito isso, coloque o guardanapo no colo e use.

10. Ponha pouca comida por vez na boca

Dessa forma poderá mastigas mais suavemente e não fara barulho, ainda terá tempo para conversar, sem obviamente, estar com a boca cheia. 

11. Nunca encha o prato de mais

O chamado prato de pedreiro ou PF (Prato Feito). Nunca faça isso, pode ter diversas coisas que você gostaria de provar, mas precisa ter consciência de colocar pequenas porções por vez, se continuar com fome, repita.

12. Tenha educação e repare se as porções estão em quantidade suficiente para todos da mesa.

Todos querem comer, não é mesmo? Se tiverem 6 pedaços de carne e 5 pessoas, sirva-se de um pedaço só, não seja o ogro que pegará dois pedaços primeiro. Se mesmo assim sobrar o último pedaço, pergunte se alguém quer e parta ao meio.

13. Mastigue devagar

Mastigue muitas vezes e sem pressa. Especialistas dizem que é necessário que mastiguemos mais de 30 vezes.  

14. Quando o talher vira instrumento na conversa

Nunca faca gestos com os talheres nas mãos, isso é o cumulo da falta de educação. Se estiver falando, deixe os talheres no prato e não faça movimentos bruscos sobre à mesa.

15. Espere o dono da casa se servir

Isso só não é regra quando ele pedir para você se servir primeiro, se for assim, tenha a honra. Se não for assim, precisa esperar e ver o que ele gostaria de fazer.

16. O garfo tem que chegar na sua boca

Tem gente que coloca a cabeça dentro do prato praticamente. Não é a cabeça que tem que abaixar, é o garfo que tem que subir.  

17. Não corte a massa

Nunca corte o macarrão, ele deve ser enrolado no garfo. Algumas pessoas usam uma colher para ajudar. Se for você a cozinhar o macarrão, faça-o sempre inteiro.

18. Não corte a alface e outras folhas

A mesma regra do macarrão serve aqui, não corte as folhas, dobre-as e faça uma trouxinha.

20. Não deve pegar carne com osso com as mãos

Em público jamais, se quiser fazer isso em casa, tudo bem!.

21. Caroço de azeitona deve ser tirado da boca com o garfo

O caroço deve ficar no canto do prato e jamais sobre a mesa.

22. Coma delicadamente sem barulhos

Nada de soar o nariz, nem arrotar na mesa. A gente acha que não precisa dizer, mas é melhor dizer. Fazer barulho para tomar sopa, chupando o caldo é muito feio. Essa dica serve para chá, café, leite, qualquer líquido. 

23. Saia da mesa, apenas quando todos terminarem.

Não tem nada mais feio do que as pessoas que comem rápido e saem da mesa, isso é muito deselegante. As pessoas esperam para conversar amigavelmente.

Ao se levantar, coloque o guardanapo ao lado do prato

Não tem necessidade de dobrar.  

24. Nada de palitos de dente

Se acontecer de ficar com alimento entre os dentes, peça licença e vá ao banheiro.

25. Comer pão com sopa

Parta-o e coma com a mão

26. Nunca erga o prato ou passe a língua.

Isso realmente não precisava ser dito.

Se estiver num restaurante, nunca grite para chamar o garçom

Procure fazer um contato visual com o garçom e, gesticular sem muito barulho. Agindo assim você será agradável e todos te chamarão para o próximo evento.

Partilhar no Facebook
753 753 Partilhas

Fonte: Não sabia
Crédito foto: Não sabia

Goste/partilhe