Truques e astúcias : ​Se é deste tipo sanguíneo, existem coisas que não deveria comer. O impacto no seu metabolismo é enorme!

​Se é deste tipo sanguíneo, existem coisas que não deveria comer. O impacto no seu metabolismo é enorme!

Muito mais do que simples letras

Publicado por Truques & Dicas em Truques e astúcias
Partilhar no Facebook
1,853 1.9k Partilhas

Se é deste tipo sanguíneo, existem coisas que não deveria comer. O impacto no seu metabolismo é enorme!

Em algum momento das suas vidas, toda a gente aprende na escola que existem 4 grupos sanguíneos distintos: A, B, AB e O. Cada um é definido pelo fator Rh, que pode ser Rh positivo (os que têm fatores Rhesus no seu sangue) ou negativo (os que não têm). O grupo sanguíneo a que cada pessoa pertence é determinado antes de nascer. Acima de tudo, é importante saber o seu sangue grupo sanguíneo caso necessite de uma transfusão, porque nem todos os grupos sanguíneos são compatíveis uns com os outros. Mas, sabia que o seu tipo de sangue também tem muitos outros efeitos no seu corpo? Aqui apresentamos-lhe 10 fatos dos quais não tinha a mínima ideia, sobre como o sangue influencia a nossa vida.  

Grupo sanguíneo e nutrição

O nosso corpo está ocupado levando a cabo numerosos processos muito complicados durante todo o dia. Por exemplo, a digestão. As pessoas reagem de forma diferente aos componentes nutricionais da gordura, proteínas e hidratos de carbono. Isto deve-se ao fato dos grupos sanguíneos desempenharem um papel muito importante em muitos aspetos da nutrição. Pessoas do grupo sanguíneo O devem seguir uma dieta rica em proteínas, enquanto as pessoas pertencentes ao grupo A devem evitar carne e, em vez disso, comer muitas frutas e legumes. As pessoas do grupo B devem comer menos carne branca (como o frango) e uma dieta saudável e variada. Pelo contrário, as pessoas do grupo AB beneficiam de comer peixe e outros alimentos ricos em gordura, dos quais se recomendam os que têm ómega-3.

Grupo sanguíneo e boa forma

Sabia que o seu grupo sanguíneo influencia o tipo de desporto que é adequado para si? As pessoas do grupo A beneficiam especialmente de exercícios relaxantes como o yoga ou desportos de resistência como jogging. O tipo B, por outro lado, ama os desafios ao seu corpo e a sua mente em atividades como escalada ou artes marciais.

Grupo sanguíneo e gravidez

Damos-lhe uma boa razão pela qual deveria saber o grupo sanguíneo do seu parceiro antes de ter filhos: alguns grupos sanguíneos não se misturam especialmente bem. Em particular, as mulheres com um grupo sanguíneo negativo deveriam ter cuidado antes de ficar grávidas se o seu parceiro tiver um grupo sanguíneo dominante Rh positivo (com fator Rhesus). Neste caso, existem muitas probabilidades do bebé também ser positivo e que o corpo da mãe reaja perante ele como se fosse um corpo estranho. Por conseguinte, é conveniente falar neste caso dos riscos da gravidez com o seu médico.

Grupo sanguíneo e gordura abdominal

Já notou que algumas pessoas têm de lutar contra a gordura abdominal mais do que outras? Naturalmente, por um lado é resultado do género (homens e mulheres são avaliados de forma distinta com respeito à distribuição da gordura), mas por outro lado, está conectado também ao grupo sanguíneo. Pessoas com o tipo A de sangue podem processar os hidratos de carbono melhor e, portanto, têm maior assentamento de gordura na zona abdominal. Por outro lado, as pessoas do tipo O têm dificuldade no processamento do açúcar e, por isso, estão mais inclinadas para acumular mais gordura no ventre.

Grupo sanguíneo e doenças

Nem a toda a gente, as doenças lhe afetam da mesma maneira. Aqui o grupo sanguíneo também tem alguma coisa a ver. Pode consultar-se com o seu médico para saber se é especialmente suscetível a algumas doenças mais do que outras.

Grupo sanguíneo e propensão ao stress

Num primeiro momento parece surpreendente, mas é um fato: as pessoas do grupo sanguíneo O têm um nível mais elevado de cortisol do que outras. Esta hormona provoca a sensação de stress. As pessoas com este grupo sanguíneo deveriam talvez fazer uma pausa mais vezes, para bem-estar do seu coração e dos que estão ao seu redor.

Antigénios

Os antigénios servem para identificar claramente o seu grupo sanguíneo. Encontram-se não somente no sangue das pessoas, como também no sistema digestivo, desde a boca até ao intestino. Pode-se mesmo encontrar o grupo sanguíneo de alguém através dos lóbulos pulmonares ou pelo nariz. 

Grupos sanguíneos em emergências

Os médicos dos serviços de emergência aconselham toda a gente a trazer consigo um documento com informação médica importante como o grupo sanguíneo. Em casos extremos isto pode salvar a sua vida, pois ajuda os médicos de emergência a ver rapidamente que grupo sanguíneo precisam no caso de precisarem de fazer uma transfusão. Pode encontrar estes cartões em todos os centros de doação de sangue e na Cruz Vermelha.

Grupo sanguíneo e carácter

Se tivermos em conta o quanto o nosso grupo sanguíneo influencia o metabolismo, não é de estranhar que também influencie a nossa personalidade. Pessoas com tipo O tendem a ser extrovertidas, criativas e a sentirem-se mais confortáveis em grupo. As pessoas do tipo A são, pelo contrário, mais tranquilas, sentem predileção pela arte e pela estética e são muito confiáveis. As pessoas que são muito ambiciosas e que dão valor à sua independência costumam ser do tipo B. E as do tipo AB costumam ser mais reservadas, pensativas e desfrutam a passar tempo sozinhas. 

Grupo sanguíneo e fertilidade

Curiosamente, parece que o grupo sanguíneo afeta também as oportunidades de ficar grávida. As mulheres com o grupo AB produzem mais hormonas que facilitam a conceção. Isto quer dizer que as mulheres com o tipo AB normalmente ficam grávidas mais facilmente do que a dos outros grupos.  

Não é incrível todos os papéis que o seu grupo sanguíneo desempenha na sua vida? Pode explicar umas quantas coisas sobre porque somos o que somos. E o conselho sobre o cartão com o seu grupo sanguíneo pode salvar-lhe a vida!

Partilhar no Facebook
1,853 1.9k Partilhas

Fonte: No lo creo · Crédito foto: No lo creo

Goste/partilhe