Truques e astúcias : ​Olhe para a sanita depois de fazer necessidades, pode dizer-lhe muito acerca da sua saúde!

​Olhe para a sanita depois de fazer necessidades, pode dizer-lhe muito acerca da sua saúde!

Sabia disto?

Publicado por Truques & Dicas em Truques e astúcias
Partilhar no Facebook
674 674 Partilhas

Olhe para a sanita depois de fazer necessidades, pode dizer-lhe muito acerca da sua saúde!

Apesar de não ser o assunto mais simpático de abordar, deixe-nos fazer uma pergunta muito indiscreta: como é que as suas fezes estão?

A textura e a cor das suas fezes podem ter consequências: moles, duras, bolas, em forma de salsicha, cada excremento revela o estado da sua saúde!

Perceber o que vê depois de fazer as necessidades irá permitir-lhe saber rapidamente se existe algum problema!

As fezes são, normalmente, compostas por 75% de água e 25% de sólidos. Bactérias, fibras, celulose e colesterol são encontrados na matéria sólida! Como leva entre 18 e 72 horas para digerir a sua comida e transforma-la em fezes, a aparência dos excrementos altera imenso de uma evacuação para outra.

A escala Bristol permite a classificação de fezes em 7 categorias: o ideal é ter fezes do tipo 4 ou 5.

Fezes do tipo 1 – Fezes pequenas, duras e às bolas

Estas fezes contêm pequenos seres vivos, uma vez que existem algumas bactérias para reter a água. As bolas são duras e abrasivas, é doloroso fazê-las sair. Elas são normais depois de um tratamento com antibiótico e em pessoas que fazem uma dieta pobre em fibra e hidratos de carbono.

Fezes do tipo 2 – Fezes em forma de salsicha com bolas

Este tipo de fezes é preocupante: primeiro, são dolorosas ao evacuar e podem também causar feridas internas e externas. Mas o mais preocupante é que, para ficarem neste formato, as fezes têm que ficar no cólon durante várias semanas, quando o normal é ficarem apenas 72 horas. Cãibras, síndrome do cólon irritável e obstrução intestinal fazem parte dos riscos. Não consuma fibras neste caso porque estas incham e o intestino á está completamente cheio! Não hesite em consultar um médico caso isto seja regular.

Fezes do tipo 3 – Fezes em forma de salsicha com a superfície rachada

Parecidas às do tipo 2, estas fezes estão perto de uma obstipação e são, frequentemente, sinal de um intestino irritável. Os riscos de lacerações e complicações são menos graves que as do tipo 2, mas podem acontecer. Mais uma vez, é necessária uma consulta médica se é este o tipo de fezes que vê depois de fazer as necessidades.

Fezes do tipo 4 – Fezes em forma de salsicha, lisas e macias

Este é o tipo de fezes normal para quem evacua todos os dias. Não há nenhum problema!

Fezes do tipo 5 – Fezes com bocados moles e com extremidades bem definidas

O tipo 5 é considerado o ideal! Este é o tipo que deverá ter se evacua 2 a 3 vezes por dia.

Fezes do tipo 6 – Fezes pastosas com extremidades irregulares

Este tipo de fezes está próximo do desconforto em vários aspetos. Perto de ser diarreia, pode tornar-se difícil aguentar por mais de uns minutos. Primeiro, estas fezes podem ser incómodas e quando se está a limpa-las, parece que estamos apenas a espalha-las em vez de as limparmos! Limpe muito bem a zona suja, caso contrário as bactérias podem subir o trato urinário e causar uma infeção. Stress, hipertensão ou ingerir comidas picantes ou muito líquidas podem estar na origem deste problema. Se é pontual, tenha em atenção a sua dieta. Se já é normal, consulte um médico.

Fezes do tipo 7 – Fezes líquidas sem nenhuma parte sólida

Todos nós conhecemos a diarreia: muitas vezes associada a gastroenterite e vírus que atacam os intestinos, tratamo-la como podemos! Mas caso não esteja doente, se não tem uma explicação lógica, consulte um médico.

A cor das fezes é igualmente importante!

Castanhas: elas são castanhas devido à bílis produzida pelo fígado.

Verdes: elas podem estar verdes por causa do que comeu (alface, espinafres, etc.), mas talvez seja pelo facto de as suas fezes terem ficado muito tempo nos seus intestinos.

Amarelas: fezes amarelas indicam a presença de gordura mal absorvida pelos intestinos. As pessoas que sofrem da doença celíaca muitas vezes têm as fezes amarelas.

Pretas: normalmente ficam desta cor devido à presença excessiva de ferro, poderá ter sangue nas suas fezes, mesmo que não consiga ver. Consulte um médico caso esta seja a cor “normal” dos seus excrementos.

Brancas: se as suas fezes têm uma cor esbranquiçada, consulte um médico. Pode ser um sinal de bloqueio intestinal que deverá ser diagnosticado por um profissional.

Vermelhas: se tem vermelho nas suas fezes, é sinal que há a presença de sangue. Vá a um médico o mais depressa possível, pode ser um problema sério.

Partilhar no Facebook
674 674 Partilhas

Fonte: Ayoye · Crédito foto: Ayoye

Goste/partilhe