Truques e astúcias : Afogamento seco: Um perigo bastante desconhecido e os sintomas que todos os pais devem ser capazes de reconhecer!

Afogamento seco: Um perigo bastante desconhecido e os sintomas que todos os pais devem ser capazes de reconhecer!

Existem dois tipos de afogamento....

Publicado por Truques & Dicas em Truques e astúcias

Afogamento seco: Um perigo bastante desconhecido e os sintomas que todos os pais devem ser capazes de reconhecer!

Existem dois tipos de afogamento. O afogamento mais comum, o afogamento molhado todos conhecem, mas também existe o afogamento seco, sendo este último o mais vicioso, uma vez que pode ocorrer até 72 horas depois do banho.

O que você precisa saber é que o afogamento seco afeta principalmente crianças. Porque muitas vezes acontece que uma criança engole um grande gole de água por acidente. O que também é chamado de "Um copo". 

Ela brinca debaixo de água e engole um grande gole, temos medo que se engasgue, mas eventualmente ele reganha o fôlego! É nesse momento que a água vem, às vezes, muito raramente, mas ainda assim, inundar os pulmões. Quando isso acontece, ninguém se apercebesse. E isto é o que pode causar um afogamento seco. Felizmente, é possível identificar alguns sintomas a tempo. É por isso que é importante que os pais aprendam a reconhecê-los.

A criança pode sobreviver sem que ninguém se apercebe que ela engoliu muita água ...

Mas depois de nadar, os sintomas que o devem alertar são:

- fadiga extrema
- palidez cinzenta
- mau humor ou uma mudança radical de humor
- bolhas que saem da boca
- dificuldades de respiração 

Todos estes sintomas são sinais de deficiência de oxigénio no cérebro. Se você tiver dúvidas, ligue para o 112 ou contacte o seu médico.

Entre 2005 e 2015, 3.000 americanos morreram na sequência de um afogamento seco. Na maioria dos casos, se os pais tivessem conhecidos os sintomas de afogamento seco, essas tragédias poderiam ter sido evitados.

Partilhe esta informação importante, por favor  

Fonte: Trucs et Brico · Crédito foto: Trucs et Brico

Goste/partilhe