Truques e astúcias : 9 razões para não deitar as cascas de ovo fora
Que acha? Deixe o seu comentário aqui.  

9 razões para não deitar as cascas de ovo fora

Aqui estão 9 coisas que você não vai esquecer!

Publicado por Truques & Dicas em Truques e astúcias
Partilhar no Facebook
699 699 Partilhas

9 razões para não deitar as cascas de ovo fora

No passado, atirava as cascas de ovos fora depois de as usar. Mas nos meses recentes, tenho reparado que é algo bastante errado de fazer.

Aprendi que as cascas de ovos podem ser muito úteis. Ao guardá-las para depois, posso usá-las para me ajudar no jardim. Isso mesmo; é por isso mesmo que os jardineiros utilizam as cascas de ovos por todo o mundo.

Agora que a primavera está quase aqui, cada vez mais pessoas passar mais tempo nos seus jardins, decidi dar 9 razões para vos fazer guardar as cascas de ovos. Com as seguintes dicas, o seu jardim irá florescer em pouco tempo. Outro benefício é que estas dicas não exigem muito trabalho.

Veja a lista abaixo, e lembre-se de a partilhar com os seus amigos depois, para que eles possam também usar as cascas de ovo. Eles vão agradecer! 

1. Nutrientes para o chão

Cascas de ovo degradam-se facilmente, e podem nutrir o solo com muitos nutrientes. Entre outras coisas, as cascas contêm cálcio e outros minerais. Se tiver cascas suficientes, pode enriquecer o seu solo.

2. Drenagem

Cavar buracos e colocar cascas de ovo debaixo das plantas pode ajudar e aumentar a capacidade de drenagem e de circulação de ar. Isto, por sua vez, ajuda as plantas a manterem-se saudáveis. Lembre-se apenas que vai ter de substituir as cascas quando estas se degradarem.

3. Tomates

Tomates, beringelas e pimentos podem sofrer de falta de cálcio enquanto se desenvolvem, o que os torna podres. Uma dica para evitar isto é enterrar as cascas no solo. Como foi referido anteriormente, o cálcio que contém pode ser absorvido pelo solo e utilizado pelas plantas.

4. Afastar caracóis e minhocas

Uma dica clássica para os jardins é espalhar cascas de ovos à volta das plantas. Aparentemente as cascas são boas para afastar as minhocas e os caracóis, porque estes não gostam de andar por cima das cascas. Tudo sem tocar em pesticidas!

5. Afastar veados

Na verdade, nem todos de vós tem de se preocupar com os veados a comer as plantas, mas para os que precisam (a base mais rural dos leitores), os veados odeiam o cheiro das cascas de ovo.

6. Potes de crescimento

Se está a pensar em plantar sementes, as cascas de ovo podem servir como potes biodegradáveis. Passe a casca por água, coloque as cascas num caixote perto da janela e fixe-o. Desta forma, as plantas vão receber cálcio extra (como já foi referido). Quando a planta estiver muito grande, coloque as cascas no chão. Claro, é uma boa ideia fazer um buraco na casca para permitir o crescimento das raízes.

7. Comida para pássaros

Pássaros pequenos adoram cascas de ovo esmagadas porque contém imenso cálcio. Quando os pássaros forem até ao teu jardim, oferecem ainda mais benefícios – incluindo um novo método de controlo de pestes!

8. Balanço de pH

O balanço de pH pode afetar a cor de algumas flores. Por exemplo, as hortênsias, que podem ficar cor-de-rosa ou azuis, dependendo do balanço do ácido alcalino no solo. Se o solo for demasiado ácido, a utilização de cascas de ovos pode ajudar no balanço de pH.

9.Composto

Cascas de ovo podem ser uma excelente forma de composto. Lembre-se de esmagar as cascas para assegurar o melhor resultado possível!

Com estas dicas, você pode reduzir o desperdício e ajudar o seu jardim ao mesmo tempo – e é fácil de o fazer também!

Não se esqueça de partilhar estas dicas com os seus amigos para que eles possam beneficiar também das cascas de ovos.

Partilhar no Facebook
699 699 Partilhas

Fonte: Newsner
Crêdito foto: Newsner

Goste/partilhe