Notícias : Mulher em coma há mais de 100 dias dá à luz uma menina

Mulher em coma há mais de 100 dias dá à luz uma menina

Uma jovem checa há 117 dias em morte cerebral deu à luz em agosto uma menina saudável em Brno.

Publicado por Truques & Dicas em Notícias
Partilhar no Facebook
0 0 Partilhas

Uma jovem checa há 117 dias de morte cerebral deu à luz em agosto uma menina saudável em Brno, informou a equipe médica na segunda-feira.

"Eliska nasceu por cesariana durante a 34ª semana de gravidez", disse Roman Gal, anestesista chefe do Hospital Universitário Bro, a segunda maior cidade do país, em entrevista coletiva.

Eliska tinha 42 centímetros de altura e pesava 2,13 kg. "Este é o maior peso e maturidade fetal para um bebé nascido de mãe com morte cerebral, segundo dados globais", acrescentou Gal.

A mãe de Eliska, Eva Votavova, 27 anos, foi diagnosticada em 2016 com uma malformação arteriovenosa no cérebro. Em 21 de abril, ela foi encontrada inconsciente em casa, depois de estar grávida 16 semanas.

Após uma grande hemorragia no cérebro, "ela parou de respirar à noite e depois (...) foi declarada com morte cerebral", disse Gal.

Os médicos manteram os seus órgãos em funcionamento, especialmente coração, pulmões e rins, enquanto monitoravam o crescimento do feto.

Durante a gravidez, as enfermeiras conversaram com o feto, a avó leu histórias e um terapeuta moveu as pernas da mãe para simular a caminhada, explicou Gal.

O sistema artificial de suporte à vida foi desconectado após o nascimento. Eliska ficou mais duas semanas no hospital e o seu pai levou-a de volta para a casa onde o seu irmão mais velho estava à espera. Atualmente, ela é amamentada pela sua tia paterna, que também teve um bebé.

Partilhar no Facebook
0 0 Partilhas

Fonte: TVA
Crédito foto: TVA

Goste/partilhe