Notícias : 11 de Setembro de 2001: vimos as imagens milhões de vezes, mas o mistério ainda paira no ar

11 de Setembro de 2001: vimos as imagens milhões de vezes, mas o mistério ainda paira no ar

Conhece a história por trás desta foto?

Publicado por Truques & Dicas em Notícias
Partilhar no Facebook
515 515 Partilhas

11 de Setembro de 2001: vimos as imagens milhões de vezes, mas o mistério ainda paira no ar

O homem nesta foto tem agora o nome de Falling Man.

Em 11 de setembro de 2001, o fotógrafo e também o jornalista Richard Drew captou as imagens com a sua objetiva de 200 MM.

Depois de tirar uma dúzia de fotos, finalmente tirou esta. Esta fotografia foi tirada às 9h41 da manhã.

Enquanto a Torre Norte do World Trade Center acabava de ser atingida por um avião, o homem simplesmente decidiu lançar-se no vazio.

Era impossível sair, pois não havia acesso por dentro, o calor era tão intenso que não restava outra opção. O homem atirou-se para o chão, o corpo perfeitamente vertical com a cabeça para baixo.

Nas semanas que se seguiram à tragédia, esta imagem apareceu em centenas de jornais em todo o mundo.

Esta foto é descrita pela Associated Press como "a foto mais famosa da história". Nos Estados Unidos, este tipo de fotos e vídeos que mostram pessoas a saltar das torres desaparecerão gradualmente ao longo do tempo, simplesmente porque essas imagens ainda são muito difíceis de ver. Há uma espécie de autocensura nacional no que diz respeito particularmente à imagem do homem que cai.

A imagem não mostra nenhuma gota de sangue, mas mesmo assim é insuportável. Provavelmente porque é uma das poucas fotos do género que foi tirada em Nova York naquele dia.

Mesmo que os eventos tenham ocorrido há 15 anos, ninguém pode confirmar ainda com certeza a identidade do homem na foto. É uma espécie de mistério que nunca poderá ser resolvido. No entanto, um jornalista canadiano chamado Peter Cheney acha que tem a resposta.

O homem passou horas a analisar a foto do Falling Man em diferentes ângulos.

Ele confirma que o homem é de tamanho médio, de pele escura (provavelmente hispânica) e tinha uma pêra. Naquele dia, ele estava vestido com uma camisa branca, calças pretas e uma jaqueta semelhante à usada pelos funcionários do restaurante Windows on the world, no topo da torre norte.

Havia 79 funcionários e 91 convidados no restaurante na manhã do 11 de setembro de 2001.

Peter Cheney está convencido de que o Falling Man é Norberto Hernandez, um funcionário do restaurante que morava em Queens. No entanto, a família recusa-se a acreditar nessa possibilidade. Outras fotos mostram que o homem estava a usar uma t-shirt laranja debaixo da camisa e a esposa de Norberto Hernandez diz que o marido não tinha t-shirt laranja .

Outros nomes foram associados ao Falling Man, mas ninguém jamais conseguiu provar a sua identidade.

Talvez o futuro nos permita um dia saber quem era esse homem. No dia 11 de setembro de 2001, todos nós perdemos uma parte dos nossos corações.

Este dia certamente mudará o curso da história para sempre. Aqui está a foto em questão:

Partilhar no Facebook
515 515 Partilhas

Fonte: Ayoye · Crédito foto: Ayoye

Goste/partilhe