Secar a roupa dentro de casa pode ter consequências graves na sua saúde

3913 Visualizações
3913
Secar a roupa dentro de casa pode ter consequências graves na sua saúde
320
Partilhas
/ /

Provavelmente não fazideia mas, sempre que seca a roupa perto de uma fonte qualquer de calor (como um aquecedor) a água evapora-se, contribuindo para um aumento exponencial da humidade da casa – podendo este aumento chegar a 30%.

E esta humidade “extra” cria as condições perfeitas para a reprodução de esporos de bolor e ácaros do pó, o que poderá contribuir para problemas respiratórios e/ou infeções.

As pessoas mais sensíveis a este tipo de problemas são as que sofrem de alergias, hipersensibilidade a alergénicos ou asma.

O professor David Dennig declarou que a maior parte das pessoas encontram-se imunizadas contra os fungos que possam surgir de condições húmidas, porque temos um sistema imunitário suficientemente forte para combater essas infeções. Mas, uma pessoa que sofra de asma, pode passar a sofrer de sibilos tudo graças a esses fungos. E para as pessoas que tenham um sistema imunitário fraco ou danificado, como as pessoas que se submeteram a quimioterapia, ou doentes com VIH ou qualquer outra doença autoimune, os fungos gerados pela humidade podem causar aspergilose pulmonar – uma doença que pode causar danos irreparáveis e, por vezes, fatais nos pulmões e nos seios nasais.

Querem secar a sua roupa num estendal? Sejam pacientes e coloquem o estendal longe de fontes de calor. A roupa irá necessitar de mais tempo para secar, mas não estará em risco de criar um aumento exponencial de humidade na casa.

  Partilhar no facebook